Comunicação Fiável em Sistemas Distribuídos em Grande Escala

Citation:
Pereira JO.  1998.  Comunicação Fiável em Sistemas Distribuídos em Grande Escala.

Thesis Type:

Master's Thesis

Abstract:

Protocolos de difusão fiável em grupos de processo são uma ferramenta de programação utilizada em sistemas distribuídos e confiáveis para isolar cada aplicação da complexidade decorrente da comunicação e das diversas faltas que podem ocorrer no sistema. Isto é conseguido oferecendo às aplicações uma abstração de um canal de difusão que oferece garantias muito fortes quanto à qualidade de serviço, o que é suficiente para garantir a correção de um largo espectro de aplicações com um esforço mínimo por parte do programador.
A concretização de protocolos de difusão fiável sobre redes em grande escala introduz um nível adicional de complexidade, pois as características destas redes dificultam a concretização correta e eficiente de serviços que oferecem garantias muito fortes.
Diversas propostas procuram ultrapassar este problema disponibilizando serviços que oferecem menos garantias de qualidade de serviço, mas que apresentam desempenho superior nas situações em que são utilizáveis. No entanto, quanto menos garantias se oferecerem, menos aplicações podem ser correctamente suportadas, uma vez que diferentes aplicações toleram diferentes relaxamentos da qualidade de serviço.
Nesta tese propõe-se um protocolo de difusão fiável que possa ser configurado para cada aplicação, de modo a poder ser simultaneamente eficiente e correcto porque adequado à aplicação em causa.
Para o efeito, começa-se por decompor a especificação de protocolos de difusão segundo um conjunto de parâmetros aplicáveis em separado a cada uma das mensagens de uma sessão, que podem ser combinados em especificações de protocolos adequados a cada aplicação.
Propõe-se então uma estratégia de concretização aberta orientada por objetos, que permite compor protocolos a partir de módulos independentes para cada mensagem, correspondentes aos parâmetros de especificação.

Website

Citation Key:

P98
PreviewAttachmentSize
tese.pdf993.14 KB