Ana Nunes Alonso – Projeto europeu desenvolve aplicação para gestão de dados em nuvem a larga escala

Ana Nunes Alonso

Este projeto quer produzir uma aplicação em nuvem para gestão de dados em larga escala capaz de permitir uma utilização rápida e fiável deste sistema para empresas.


Ana Nunes Alonso, investigadora no HasLab – Laboratório de Software Confiável do Polo do INESC TEC na Universidade do Minho (UM), está a colaborar no projeto CloudDBAppliance, um projeto europeu cujo objetivo é oferecer a empresas uma alternativa num modelo de computação em nuvem para aplicações e processamento de dados. “Estou a colaborar no projeto CloudDBAppliance que é um projeto europeu na área da gestão de dados de larga escala. O objetivo do projeto começou por ser oferecer a empresas uma alternativa num modelo de computação em nuvem para aplicações que precisam de um grande poder de processamento ou para aplicações críticas, ou seja aplicações em que se há uma falha, há um grande impacto no negócio que pode traduzir-se em perda de receitas e que até agora precisavam de hardware especializado e dedicado”, explica.

No geral, quer seja uma entidade financeira, quer seja outro tipo de empresa, a vantagem deste sistema é permitir fazer processamento dos seus dados analíticos em tempo real, e correr uma aplicação num ambiente confiável.

“Por exemplo, no caso da gestão de risco se considerarmos que o mercado de acções é um mercado muito volátil em que as variações se devem a imensos factores, ao ter uma visão do risco a que uma entidade está exposta permite tomar decisões cada vez mais informadas sobre que acções é que devem tomar a seguir”, revela.

O CloudDBAppliance é um projeto Europeu desenvolvido em parceria com sete países da União Europeia. Além de Portugal, participam também Espanha, Itália, Grécia, França, Alemanha e Reino Unido.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | HASLab

Publication date: January 7, 2019

Publication media: 90 Segundos de Ciência