Rede social para doentes com cancro faz sucesso no IPO (Porto24)

O INESC TEC associou-se ao IPO do Porto para lançar o falarsobrecancro.org, uma rede social gratuita onde os doentes oncológicos podem trocar informações e experiências entre si e com profissionais de saúde.

Na plataforma, cada utilizador cria uma conta e pode depois interagir com outros membros da comunidade, seja a segui-los, seja através de grupos temáticos de discussão.

Nuno Martins, investigador ligado ao projeto, conta ao Porto24 que o projeto conta já com mais de 600 inscritos e que a abertura da plataforma “de forma mais abrangente” se dá depois de “várias fases do projeto”, que esteve desde o início ligado ao IPO do Porto.

Até agora, aponta o investigador, a receção tem sido “muito boa”, com vários utilizadores “ligados diariamente ao site e a desenvolverem muito bem atividades dentro dele”. O site público e gratuito tem ajudado a alcançar uma “forma leve de falar sobre cancro”.

A partilha de experiências e o esclarecimento de dúvidas e questões são os pontos fortes da plataforma, que pretende ser “um meio privilegiado de interação a comunidade oncológica, nomeadamente doentes, familiares, amigos, profissionais de saúde, investigadores e voluntários”.

Um dos fatores que Nuno Martins, cuja tese de mestrado deu origem ao falarsobrecancro.org, aponta como diferenciador é o boletim clínico, onde os utilizadores têm acesso a informação e conteúdos científicos publicados por profissionais de saúde ligados ao IPO.

O acompanhamento prestado pelos clínicos do IPO do Porto é “um dos fatores diferenciadores” da rede, que não pretende “substituir a conversa com um médico”, mas antes dar “liberdade aos utilizadores, para poderem ter um desabafo, oferecer um abraço, mas também esclarecer questões médicas”, remata Nuno Martins.

Publication date: January 22, 2016

Publication media: Porto24