Laboratórios virtuais: duas aplicações no ensino de engenharia

Citation:
Teixeira L, Costa Ó, Pereira V, Leão CP, Soares F, Restivo M, Chouzal F, Mendes J, Campos JC.  2005.  Laboratórios virtuais: duas aplicações no ensino de engenharia. 7º Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE, copy at http://haslab.uminho.pt/jccampos/publications/laborat%C3%B3rios-virtuais-duas-aplica%C3%A7%C3%B5es-no-ensino-de-engenharia

Date Presented:

November

Abstract:

Este projecto insere-se no âmbito dos estágios curriculares de final de curso da licenciatura em Matemática e Ciências de Computação da Universidade do Minho e da disciplina de Laboratório de Automação do 5ºano da licenciatura de Engenharia Mecânica Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O trabalho proposto, numa base de ensino/aprendizagem colaborativo e multidisciplinar, assenta também na prática assistido por projecto. Este projecto consiste no desenvolvimento de objectos de aprendizagem através da construção e disponibilização de simuladores e conteúdos de suporte em ambiente Web. Foram desenvolvidas aplicações baseadas em sistemas reais: medição e controlo do nível de um sistema de tanques em circuito fechado e medição da deformação de uma estrutura. Visa, também, a implementação dos sistemas experimentais, respectiva sensorização, actuação e controlo para integração num projecto de Laboratórios Remotos . Os Laboratórios Virtuais e os Laboratórios Remotos têm sido alvo de particular atenção no âmbito do ensino a distância, como meio complementar ao ensino tradicional ou na sua utilização integrada em redes de parceiros partilhando as capacidades laboratoriais distintas de diferentes instituições.

Citation Key:

TeixeiraEtal:05