Sistemas de computação vão ser tema central de conferência internacional no Porto (SapoTEK)


Com um forte foco na investigação e desenvolvimento de sistemas, a conferência EuroSys 2018 vai reunir 300 participantes de todo o mundo na Invicta.

A edição deste ano da EuroSys vai contar com organização portuguesa, nomeadamente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e da Universidade do Minho.

A European Conference on Computer Systems tornou-se um fórum importante para discutir vários assuntos relacionados com os sistemas de software de investigação e desenvolvimento, incluindo implicações relacionadas com hardware e aplicações e, para Rui Oliveira, administrador do INESC TEC, é “considerada uma das três melhores conferências em sistemas computacionais, juntamente com a OSDI e da SOSP”.

“A realização da conferência em Portugal reflete, em larga medida, a forte presença dos investigadores portugueses na comunidade”, refere o também docente na Universidade do Minho e presidente da comissão organizadora da EuroSys 2018.

Na sua 13ª edição, a EuroSys 2018 bateu o recorde de artigos submetidos, num total de 262, tendo sido aceites 43 que vão ser apresentados entre 23 e 26 de abril. No primeiro dia do evento, os cerca de 300 participantes vão ter acesso a seis workshops organizados pela EuroSys.

A conferência conta com o apoio de empresas como a Microsoft, a Oracle, Google e IBM Research.

Publication date: April 18, 2018

Publication media: SapoTEK