Rede social para doentes oncológicos (Notícias do Vasco)

Na plataforma, cada utilizador cria uma conta e pode depois interagir com outros membros da comunidade, seja a segui-los, seja através de grupos temáticos de discussão.

Nuno Martins, investigador ligado ao projeto, conta ao Porto24 que o projeto conta já com mais de 600 inscritos e que a abertura da plataforma "de forma mais abrangente" se dá depois de "várias fases do projeto", que esteve desde o início ligado ao IPO do Porto.

Até agora, aponta o investigador, a receção tem sido "muito boa", com vários utilizadores "ligados diariamente ao site e a desenvolverem muito bem atividades dentro dele".

Rui Oliveira e Nuno Martins, dois docentes portugueses, criaram uma rede social para troca de informações e experiências entre doentes oncológicos.

Uma das suas componentes é o "Boletim Clínico" gerido apenas pelo IPO-Porto e que integra conteúdos clínicos e científicos que só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados.

O cancro é a segunda maior causa de morte em Portugal e aquilo que assistimos, cada vez mais, é a um aproveitamento enorme da dor e do desespero do paciente por parte de terceiros, potenciado pela quantidade de 'desinformação' que a Internet muitas vezes nos fornece, assinala Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e docente da Universidade do Minho. "Estabelecemos assim mais um canal de comunicação com a comunidade oncológica, acompanhando a evolução da comunicação digital", explicou o presidente do IPO/Porto, Laranja Pontes.

A nova rede social foi desenvolvida na sequência de uma tese de doutoramento de Nuno Martins, sobre o uso das ferramentas online no que toca à informação relativa à luta contra o cancro que é disponibilizada aos cidadãos.

Os conteúdos da responsabilidade do IPO-Porto na plataforma restringem-se aqueles que são produzidos para o Boletim Clínico e assinados pelos profissionais da instituição, prestando assim um serviço de informação à população.

Publication date: January 23, 2016

Publication media: Notícias do Vasco