Portugueses desenvolvem rede social para partilha de experiências entre doentes oncológicos (PORT.COM)

Rui Oliveira e Nuno Martins, dois docentes portugueses, criaram uma rede social para troca de informações e experiências entre doentes oncológicos. O FalarSobreCancro.org é um site público e gratuito, aberto a doentes, mas também a familiares, amigos, profissionais de saúde ou investigadores.

O projeto está a ser atualmente apresentado a todos os doentes do Instituto Português de Oncologia do Porto e conta com o registo de cerca de 400 pessoas, refere o INESC TEC em comunicado.

Segundo a nota enviada às redações, o site, além de potenciar a troca de experiências, vai também servir de plataforma esclarecedora, através do “Boletim Clínico”, gerido pelo IPO-Porto e que integra conteúdos clínicos e científicos que só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados.

“O cancro é a segunda maior causa de morte em Portugal e aquilo que assistimos, cada vez mais, é a um aproveitamento enorme da dor e do desespero do paciente por parte de terceiros, potenciado pela quantidade de
‘desinformação’ que a internet muitas vezes nos fornece”, explica Rui Oliveira, docente da Universidade do Minho que, com Nuno Martins, docente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, é responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Com esta nova rede, o objetivo passa por “criar uma rede de contacto entre pessoas que enfrentam a mesma luta e dar acesso aos pacientes a profissionais de saúde que dissipem algumas dúvidas e esclareçam a veracidade de algumas matérias”.

“Nesta rede social, através do Boletim Clínico, prestamos informações científicas numa linguagem acessível a todos. Estabelecemos assim mais um canal de comunicação com a comunidade oncológica, acompanhando a evolução da comunicação digital. Reforçamos a nossa prática de disponibilidade e transparência junto do nosso público e contribuímos para uma população cada vez mais esclarecida”, afirma Laranja Pontes, presidente do IPO-Porto.

O projeto nasceu no âmbito da tese de doutoramento de Nuno Martins que estudou o trabalho de comunicação de cidadãos e instituições na luta contra o cancro através dos media participativos online.

O trabalho atingiu uma nova fase de investigação com o FalarSobreCancro.org, que passou a estar centrado no estudo de uma solução prática que ajude a comunidade oncológica na luta contra a doença.

Publication date: January 21, 2016

Publication media: PORT:COM