Porto acolhe fórum internacional de excelência em sistemas de computação (Revista PORT.COM)

A cidade do Porto vai acolher, entre 23 e 26 de abril, uma das maiores conferências em sistemas de computação do mundo, a EuroSys (European Conference on Computer Systems). Cerca de 300 participantes de todo o mundo reúnem no Palácio do Freixo, na cidade que é conhecida pela forte ligação entre o mundo académico e o mundo industrial.

A conferência conta este ano com organização portuguesa, mais concretamente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e da Universidade do Minho (UM).

Rui Oliveira, administrador do INESC TEC, docente na UM e presidente da comissão organizadora, refere que “a realização da conferência em Portugal reflete, em larga medida, a forte presença dos investigadores portugueses na comunidade e os resultados científicos que figuram no programa são sempre inovadores, de grande relevância e impacto”.

A EuroSys é considerada um dos fóruns de excelência para discutir várias questões ligadas com os sistemas de software de investigação e desenvolvimento, incluindo implicações relacionadas com hardware e aplicações.

Este ano a conferência bate o recorde de artigos submetidos, com um total de 262, onde 43 foram aceites e vão ser apresentados. No primeiro dia do evento, 23 de abril, são organizados pela EuroSys 6 workshops e até 26 de abril serão apresentados os artigos aceites.

A edição de 2018 é apoiada financeiramente por empresas como a VMWare, Microsoft, RedHat, Facebook, Oracle, NATIXIS, IBM Research, Google, OutSystems e Maxdata.

Publication date: April 23, 2018

Publication media: Revista PORT.COM