Investigador seleccionado para programa da Google (Correio do Minho)

Um investigador do Laboratório de Software Confiável da Universidade do Minho (HASLab) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) está a participar no Google Summer of Code, um programa que reúne os melhores programadores juniores do mundo. Georges Younes dispõe de mais de 4000 euros para desenvolver em três meses um código que dê origem a soluções mais eficientes.

O doutorando libanês foi seleccionado pelo trabalho ‘Implementing operation-based CRDTs in Lasp’, que visa melhorar o modelo informático ‘Lasp’, para simplificar, em grande escala, a programação distribuída tolerante a falhas.

O projecto conta com a coordenação de Christopher Meiklejohn, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica).

“Esta é uma oportunidade única de trabalhar num programa altamente profissional, em colaboração com entidades de referência e mentores experientes e, desta forma, contribuir para a comunidade de acesso livre (open source)”, afirma o aluno do programa doutoral em Ciências de Computadores (MAP-i). Em Agosto, o código desenvolvido por Georges Younes estará disponível para uso e benefício de toda a comunidade.

Publication date: June, 24 2016

Publication media: Correio do Minho