Fotos (Bem) Guardadas Num Cofre Português (PCGUIA)

O armazenamento de fotografias é um dos grandes Ovos de Colombo da atualidade:afinal, devemos ter sempre tudo no nosso smartphone, fazer cópias para a nuvem, e correr o risco de sermos hackeados ou ir passando, de tempos a tempo, tudo para um computador? Para um grupo de programadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a resposta é simples: uma app que os próprios consideram como a mais segura do mercado para guardar fotos. Desenvolvida no âmbito do projeto europeu SafeCloud, a aplicação portuguesa SafeCloud Photos conseguiu um investimento de três milhões de euros vindos da Comissão Europeia e propõe-se a fazer o seguinte: por cada foto guardada pelo utilizador, "produzir dois ou mais pedaços de informação que se espalham por serviços diferentes de armazenamento online, tornando os dados invioláveis.", explica Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC (Polo da Universidade do Minho), e um dos responsáveis pelo desenvolvimento deste recurso. A app já está disponível para download gratuito para IOS e Android, nas respetivas lojas.

De acordo com Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC (Polo da Universidade do Minho), apesar do foco principal da app ser a privacidade , esta "pretende ser muito mais completa, permitindo ao utilizador beneficiar de uma privacidade elevada sem ter de abdicar das facilidades já oferecidas por outras aplicações no mercado."

O lançamento da SafeCloud Photos decorreu durante o Dia Aberto do Laboratório de Software Confiável do INESC TEC, no passado dia 8 de setembro, e onde também se abordaram outras questões relacionadas com a segurança e qualidade de vários softwares. A PCGUIA vai experimentar esta app e, na próxima edição, dizemos-lhes o nosso veredicto.

Publication date: October 1, 2016

Publication media: PCGUIA