Fotografia - Portugueses Criam Núvem Mais Segura (Jornal de Notícias)

Aplicação SafeCloud apresenta-se como alternativa para contornar insegurança.

Uma equipa de investigadores portugueses do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência desenvolveu uma aplicação apresentada como "a mais segura para armazenar fotografias" e que se encontra disponível para smartphones nos sistemas Android e ios. Melhor noticia: é grátis.

Atualmente ainda há quem faça questão de guardar as fotografias impressas em álbuns e molduras, ou em formato digital, utilizando CD ou pen-drives. Com o desenvolvimento tecnológico, o modo mais eficaz para guardar os momentos registados pela câmara fotográfica é numa nuvem (cloud), ou seja, na Internet. Esta app, que faz parte de um projeto europeu, o "SafeCloud", distingue-se de todas as outras, uma vez que contorna duas das desvantagens deste tipo de armazenamento: a insegurança e a falta de privacidade do utilizador.

"A grande diferença está no facto de esta aplicação não utilizar apenas um serviço online, por exemplo o Google Drive ou o Dropbox. Pedimos ao utilizador para configurar pelo menos dois. A informação que a aplicação guarda em cada um deles individualmente não revela absolutamente nada sobre a fotografia original", explicou ao JN Francisco Maia, um dos responsáveis pela nova aplicação. Por outras palavras, por cada foto são produzidos dois ou mais pedaços de informação que são espalhados por serviços diferentes de armazenamento online. Estes pedaços não revelam absolutamente nenhuma informação sobre a mesma, uma vez que ela só pode ser totalmente acedida nos dispositivos SafeCloud (o nome quer dizer "nuvem segura").

Para isso, será necessário o registo de cada utilizador no SafeCloud, já que apenas o cliente terá acesso à totalidade das contas e conseguirá recuperar os dados. Assim, caso algum destes serviços seja "pirateado", nenhum dos dados do sistema será revelado. "A aplicação e os servidores SafeCloud nunca têm em nenhum momento do processo as passwords de acesso aos serviços. As autenticações são sempre feitas diretamente com esses serviços e o SafeCloud apenas é usado para guardar as fotografias e os dados, daí a conta servir apenas como uma ajuda para o utilizador se lembrar dos nomes de utilizador que usou", acrescentou o investigador.

A aplicação está já disponível a partir da app Store, para ios, e na Play Store para Android.

Publication date: September 19, 2016

Publication media: Jornal de Notícias